TRUMP, TIRE AS MÃOS DA VENEZUELA!

por CORI-CI

Há mais de 2 meses que Trump enviou navios de Guerra para mares internacionais próximos à Venezuela.  De la para cá tem promovido ataques a barcos onde matou mais de 80 pessoas, chegando até ao sequestro de um navio petroleiro venezuelano.
O discurso hipócrita de Trump é de combate ao narcotráfico,  tal como faz dentro dos Estados Unidos para atacar os imigrantes.  Na verdade quer aprofundar o domínio colonial sobre a América Latina e impor maior exploração sobre os trabalhadores latino-americanos.
O baixo crescimento econômico,  estagnação e recessão em vários países do mundo que se arrasta desde 2008 é resultado do esgotamento do Capitalismo como sistema econômico e social. Porém a burguesia não quer perder seu império e toda riqueza que rouba da sociedade no processo de exploração capitalista. Com isso responde com ataques aos trabalhadores para ampliar o lucro.  Para as multinacionais não basta atacar apenas os trabalhadores do seu país. Por isso apoiam políticos que defendem seus interesses de forma internacional. 
É exatamente o que faz Trump contra a Venezuela.  Trump é empresário também do ramo de petróleo e até por isso,  é contra a redução do consumo de combustíveis fósseis.  A Venezuela é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo, porém tem poucos negócios com os Estados Unidos através da Chevron (multinacional americana) devido a sanções econômicas.  Cerca de 80% do petróleo venezuelano vai para China e outra pequena parte para Cuba. Além disso também mantém relações comerciais com Irã e Rússia.
Ou seja,  a preocupação de Trump não é com a Ditadura de Maduro , pois apoia ditaduras como da Arábia Saudita, Qatar e El Salvador todas com inúmeras denúncias de violações de direitos humanos. O interesse de Trump é de Dominação política e Econômica na região e tenta impor isso,  tanto via Tarifaço, como com Brasil e México, quanto pela força agora na Venezuela.
Maduro por outro lado,  é um ditador canalha.  Persegue e prende ativistas, sindicalistas e militantes de organizações Socialistas e de direitos humanos e opositores. Fala de Socialismo mas impõe aos trabalhadores uma ditadura capitalista de viralatas cercado de militares parasitas que se converteram em empresários (boliburguesia) sugando as verbas estatais em acordos de prestação de serviços e corrupção. Nesse impasse atual fala de resistência,  mas negocia pelas costas do povo venezuelano a anistia internacional de seus crimes e de seus comparsas,  bem como o fim de sanções a seu grupo de amigos em nome de uma transição de poder nas mãos do imperialismo e da entrega das riquezas do país aos Yankees.
Por isso, a saída para os trabalhadores é a auto-organização armada para resistir à ameaça de invasão de Trump, levantando a necessidade de derrotar a ditadura de Maduro e a construção de um novo tipo de poder onde os trabalhadores governem. Um governo Operário e Popular onde os trabalhadores definam os rumos da sociedade.  Uma  Venezuela Socialista.

Porém, caso se concretize a invasão imperialista na Venezuela é fundamental a total unidade militar dos trabalhadores armados com o exército do Estado Venezuelano para derrotar a invasão,  sem abrir mão das críticas a Maduro,  já que após derrotar a invasão imperialista será necessário acertar as contas com o ditador.

Para isso é fundamental que os operários petroleiros e mineiros venezuelanos rompam com Maduro e também se coloquem contra opositores capachos como Corina que é abertamente a favor da entrega do país e se somem na construção de uma organização Revolucionária para construir esse novo projeto de sociedade para a Venezuela.  A Corrente Operária Revolucionária Internacional CORI-CI  se coloca a disposição para ajudar nessa construção.

ABAIXO A AMEAÇAS DE TRUMP A VENEZUELA!

ABAIXO A DITADURA DE MADURO!

POR UM GOVERNO OPERÁRIO E POPULAR NA VENEZUELA!

Saiba mais a respeito: https://marxismodebateecritica.org/trump-imperialismo-e-venezuela-entre-a-intervencao-militar-direta-e-o-pacto-de-transicao-politica/

Compartilhe